ArtigosEu é um outro

Estamos sendo observados, vigiados por milhares de olhos. O que fazer frente a essa crescente ameaça de invasão da privacidade? Levantarmos muros que acabam nos aprisionando, ou descobrirmos que aquilo que capturam de mim não sou eu? É o que desenvolve Jorge Forbes nesse artigo para a revista HS.

10 min

ArtigosConferências Introdutórias à Psicanálise

Em 1916 -1917 Sigmund Freud realizou em Viena as “Conferências Introdutórias à Psicanálise”, apresentando para a comunidade médica e leigos interessados, como ele mesmo escreveu posteriormente, “o estágio inicial em que se encontrava então a jovem ciência.” Leia a primeira dessas conferências.

20 min

ArtigosPaixão de Lacan

Lacan definia a si-próprio como um dos últimos self-made-man, uma espécie de santo imperfeito que, por isso mesmo, obstinava-se a suscitar outros no meio da psicanálise. Freud tendo fundado o único verdadeiro convento, a única verdadeira escola ou sociedade secreta, sua descoberta seria continuamente recoberta, diminuída, desviada pelo conformismo ambiente, os interesses locais, a rotina.

15 min

ArtigosO Poeta, o Sentido e a Pedra

Não há leitor que desconheça esses versos. Escrito em 1967, “Uma Pedra no Meio do Caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, é um poema (até hoje) amado e odiado. Entre o enigma e a tautologia, é ao mesmo tempo descartado como lixo e cultivado como joia. O melhor poema do modernismo, o pior poema do modernismo.

15 min

ArtigosEu te amo

Não adianta querer explicar essa declaração. “Não adianta fazer DR para tentar entender. Amar, hoje, é verbo intransitivo”. Como lidar com o intangível e com o arbitrário em TerraDois?

15 min