5 de março de 2021 | Nº 228
 

A Nova Casa do IPLA

Começamos 2021 com mudança. Literalmente.

Depois de 13 anos, nos despedimos da nossa segunda sede, na charmosa vila na Rua Augusta, e fomos para a Alameda Campinas, 1063. Um novo espaço para sediar nossa clínica, cursos, palestras e encontros. Nossas atividades seguem todas online, mas não vemos a hora de poder recebê-los com um café e nosso bolo IPLA.

Nesta edição temos a honra de comunicar que a Psicanálise tem um lugar primordial num programa de transformação ética do Ministério Público Brasileiro. E ainda Freud, mais uma vez, nos faz refletir sobre o tempo atual.

Boa leitura.

  A Nova Casa do IPLA
Nesta edição:

O Ministério Público em TerraDois

O Ministério Público Brasileiro, através da PGR, convidou o psicanalista Jorge Forbes para criar, proferir e debater um programa sobre as mudanças éticas da era atual, ou seja: "Como se vive hoje em TerraDois", um mundo incompleto. A primeira ação desse projeto é um curso. São 6 aulas de Forbes e outras 6 aulas-debate, coordenadas por ele, e proferidas por: Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, Jurista Miguel Reale Júnior, Jornalista Heraldo Pereira, Jurista Tércio Sampaio Ferraz, Jurista Oscar Vilhena Vieira e Ministro Antonio Dias Toffoli. Acompanharemos.

 

O Mal-Estar em TerraDois

Em 1930 Freud publica "O Mal-Estar na Cultura". Quase 100 anos depois, a obra ainda é uma das principais referências para o estudo da modernidade e da pós-modernidade. No Curso da TerraDois, conduzido por Jorge Forbes, voltamos ao texto freudiano. Acompanhe, no artigo de Letícia Genesini, o programa narrativo de nosso estudo.

Tempo de leitura 15 min
A psicanálise de Freud a Lacan - A clínica em detalhes
© 2012-2021 IPLA. CC alguns direitos reservados.