18 de dezembro de 2020 | Nº 227
 

O Ano do Real

Neste ano tornou-se óbvio o que a psicanálise já apontava: há um imprevisível, um intangível, um incognoscível que nunca cessa de se inscrever. Há um real.

Se contra a pandemia da Covid-19 já temos as primeiras vacinas, para a epidemia de real, como aponta Jorge Forbes, não há solução. Podemos recobrir o real com velhas certezas, mas para cada verdade sempre haverá uma surpresa. Diferente das repostas que buscam tamponar os impossíveis da experiência humana, "a psicanálise não abandona o homem quando ele se depara com seus limites", diz Jorge Forbes em sua quarta live no IPLA.

2020 acaba, mas fica a questão: que respostas daremos a nossos encontros com o real? É o que levaremos para o próximo ano, em nossa clínica, em nosso Corpo de Formação, nos cursos online, em todos os nossos conteúdos. Até 2021!

  O ANo do Real
Nesta edição:

Corpo de Formação no IPLA 2021

Estão abertas as matrículas para 2021 no IPLA. Nosso Corpo de Formação inicia com 2 anos base – "De Freud a Lacan: Fundamental" e "De Freud a Lacan: Intermediário". Confira os programas no site. Para participar do processo seletivo envie seu CV + carta de intenção para ipla@ipla.com.br. Venha para o IPLA!

Tempo de leitura 15 min
 

4 Conversas com Jorge Forbes

No último mês o IPLA realizou um ciclo de 4 lives com Jorge Forbes. Foram conversas inéditas que abordaram desde sua formação com os seminários de Lacan, até as mais novas formulações, como o conceito TerraDois. As lives estão disponíveis no IGTV do Instagram @jorgeforbes_oficial.

Tempo de leitura 60 min
A psicanálise de Freud a Lacan - A clínica em detalhes
© 2012-2020 IPLA. CC alguns direitos reservados.