7 de agosto de 2020 | Nº 220
 

A Palavra, a Clínica, e o Novo A.Normal

Neste bimestre que se inicia, o Corpo de Formação do IPLA volta à primeira clínica de Lacan, a que mostra o inconsciente estruturado como uma linguagem. Traçar a lógica do inconsciente não significa, porém, encontrar um mapa com todas as respostas. Se Lacan diz que o homem é um ser de linguagem, ele também afirma que "a linguagem é impotente para revelar a totalidade do mundo, e que é desta falha, deste abismo que separa as palavras e as coisas, que o real emerge" como narra Gilles Lapouge em seu artigo.

Esse espaço, esse buraco — o intangível, como coloca Jorge Forbes — nunca cessa de se inscrever, e fica escancarado em TerraDois. Alguns buscam tapá-lo com cartilhas — como o tal "novo normal". Porém, afirma Forbes: "cabe aos psicanalistas mostrarem que é hora de nos acostumarmos com a dúvida estrutural".

  A Palavra, a Escuta, e o Novo A.Normal
Nesta edição:

O Novo A.Normal

"O vírus vai passar, nossa relação com o intangível, não. Nenhum 'novo normal' vai tapar o buraco da incompletude humana" — comenta Jorge Forbes em seu recente artigo para a revista HSM. Leia no site.

Tempo de leitura 10 min
 

Lacan por Gilles Lapouge

Nessa semana o mundo perdeu Gilles Lapouge, grande escritor e jornalista. Em artigo de 1981, ele refaz a trajetória de Jacques Lacan e recorda a sua curta, porém marcante, convivência com o psicanalista. Relembre no site.

Tempo de leitura 20 min
Mini-curso online: Reprodução Assistida - Psicanálise e a medicina do futuro
© 2012-2020 IPLA. CC alguns direitos reservados.