13 de dezembro de 2019 | Nº 214
 

O lugar da Psicanálise no mundo

De 6 a 8 de dezembro de 2019, em São Bento do Sapucaí, ocorreu a Conversação Clínica IPLA 2019. Reunimos psicanalistas praticantes e em formação do Brasil e do mundo para debater “Lacan em Terra Dois: Reprodução assistida, desejo e subjetividade” com os conferencistas convidados Elizabeth Ormart e François Ansermet, sob a coordenação de Jorge Forbes. O tema permitiu uma reflexão sobre as mudanças no mundo contemporâneo e também, como Forbes marcou no encerramento da jornada, “o lugar da psicanálise no mundo e a importância de não temermos a operação do incompleto, do acaso, da surpresa, do real.”
Relatamos aqui um pouco do que aconteceu nessa Conversação Clínica 2019.
Boa leitura e até 2020.

  O real da psicanálise
Nesta edição:

O Futuro da Psicanálise

“Devemos nos voltar para o futuro. E aqui é uma psicanálise que é vista como um futuro, um futuro para a psicanálise”, comenta Ansermet. Os conferencistas convidados da Conversação Clínica 2019, Elizabeth Ormart, doutora em psicologia da Universidade de Buenos Aires, e François Ansermet, da Universidade de Genebra, compartilham, em entrevista, suas impressões sobre nossa jornada. Leia em nosso site.

Tempo de leitura 10 min
 

Sobre a Conversação Clínica 2019

“E assim é como a genética e a reprodução assistida teriam um elemento básico em comum com a psicanálise do futuro: a invenção do incompleto e o desejo de vida”.
Recém encerrada a Conversação Clínica 2019, Camilo E. Ramírez, do México, psicanalista, colaborador do IPLA e professor na Faculdade de Psicologia de León, escreveu uma crônica sobre suas impressões do evento, já publicada no jornal El Porvenir, do México. Leia no site.

Tempo de leitura 15 min
2020 - De Freud a Lacan | Corpo de Formação IPLA
© 2012-2019 IPLA. CC alguns direitos reservados.