22 de novembro de 2019 | Nº 213
 

O real da Psicanálise

Frente ao real, muitos buscam soluções prêt-à-porter nas prateleiras da sociedade, uma "roupa pronta para vestir", para se proteger da surpresa ou se refugiam nos "clubes de ajuda mútua", como nomeia Jorge Forbes. Mas "a psicanálise não recua diante do real" afirma François Ansermet, da Universidade de Genebra, conferencista convidado para a Conversação Clínica do IPLA, deste ano. Os artigos desta edição discutem como, na contra mão da certeza científica e do moralismo do politicamente correto, a psicanálise busca uma nova resposta para nossa, sempre humana, "diferença absoluta".
Boa leitura.

Confira aqui a programação completa no site e se prepare para a Conversação Clínica do IPLA 2019, "Reprodução assistida, desejo e subjetividade", com nossa seção de artigos sobre o tema.

  O real da psicanálise
Nesta edição:

Solidão na Prática Psicanalítica

"A Pós-Modernidade, TerraDois, por multiplicar os padrões, confronta cada pessoa a uma escolha que, por não haver um standard, gera em cada um o medo de estar sozinho", comenta Jorge Forbes nesse artigo que nos indaga: "como amar a diferença radical"? Leia o artigo no site.

Tempo de leitura 15 min
 

O inconsciente e o vivo: tudo em comum

"Se Freud via na ciência o futuro de uma ilusão, espanta-nos, hoje, a ciência como ilusão, como religião, pelo menos em algumas de suas versões, como as neurociências cognitivas – que às vezes beiram o sofismo". Leia na íntegra o artigo do psicanalista e psiquiatra, François Ansermet, no nosso site.

Tempo de leitura 20 min
Os 4 conceitos fundamentais da psicanálise. Chaves de leitura para o seminário 11 de Jacques Lacan | Curso Online
© 2012-2019 IPLA. CC alguns direitos reservados.