11 de outubro de 2019 | Nº 211
 

Lacan em TerraDois

A Conversação Clínica do IPLA 2019 será em São Bento do Sapucaí, de 6 a 8 de dezembro. O tema "Reprodução assistida, desejo e subjetividade" será o fio condutor nos três dias de trabalhos coordenados por Jorge Forbes. Os conferencistas convidados – o médico e psicanalista François Ansermet, da Universidade de Genebra, autor do livro La fabrication des enfants e Elizabeth Ormart, doutora em psicologia, da Universidade de Buenos Aires –conversarão com o público de psicanalistas praticantes e em formação, sobre o tema da reprodução assistida, da sexualidade e do amor em TerraDois.

Confira aqui a programação completa e já se prepare para a Conversação com nossa seção de artigos sobre o tema.

 
Nesta edição:

Filhos da tecnologia levam pais e cientistas para o divã

Como preparação para a Conversação Clínica deste ano, o IPLA ministrou o curso "Reprodução Assistida – a medicina do futuro e a psicanálise" com base na leitura do livro La fabrication des enfants, de François Ansermet. A jornalista Eliane Trindade, da Folha de São Paulo, esteve presente e escreveu um artigo sobre essa jornada. Veja no site.

Tempo de leitura 15 min
 

O que o futuro nos reserva

"Diante das incertezas daquilo que o futuro nos prepara é um verdadeiro sonho da humanidade saber do destino". Será que o mapa genético e as possibilidades da ciência contemporânea conseguem realizar esse sonho? Dorothee Rüdiger reflete sobre os efeitos da medicina preditiva na subjetividade. Leia o artigo completo no site.

Tempo de leitura 10 min
Sábados no IPLA | Os 4 conceitos fundamentais da psicanálise
© 2012-2019 IPLA. CC alguns direitos reservados.