20 de setembro de 2019 | Nº 210
 

Inteligência Artificial & Psicanálise

Associado à máquina, com chip implantado no cérebro, o Homem continuará sendo Humano? Há hoje três posições diferentes que descrevem as reações frente à revolução NBIC (nanotecnologia, biotecnologia, informática, ciências do cérebro): Bioconservadorismo, Transumanismo, Pós-Humanismo. O que a psicanálise, que estuda as modificações subjetivas e do laço social, na pós-modernidade, tem a dizer sobre essa revolução? É o que traz esta edição.

Boa Leitura.

 
Nesta edição:

Realidade Artificial

A terapeuta artificial, de um casal em crise, se fascina com o mundo Humano. Descobre que o amor não tem registro, não tem registro, não tem. O homem deixará de ser humano se tiver um chip implantado no cérebro? É o tema do 6º episódio da primeira temporada de TerraDois, com Jorge Forbes e Maria Fernanda Cândido.

Tempo de leitura 45 min
 

De onde vem o desejo?

Tecnologia, amizade, matrimônio e desejo são os ingredientes de um jogo de realidade virtual de luta-dança entre dois amigos. Moara Rodrigues comentas as vicissitudes do desejo em Striking Vipers, 1º episódio da quinta temporada de Black Mirror. Leia no site.

Tempo de leitura 10 min
Curso Online | Reprodução Assistida - A medicina do futuro e a psicanálise
© 2012-2019 IPLA. CC alguns direitos reservados.