EDUCANDO NAS NOVAS REDES DE SABER: O IMPACTO DAS MÍDIAS SOBRE A EDUCAÇÃO

EMENTA: Não se ensina mais e nem se faz educação como no passado. Desde Freud, a Psicanálise é uma das principais parceiras da Educação. Hoje, com as mudanças provocadas pela sociedade da informação nos vemos responsáveis de novos encaminhamentos.

Este Colóquio – de educadores e de psicanalistas - quer diagnosticar as principais mudanças educacionais e apontar as ações que lhes corresponde. Escolhemos três aspectos para examinar:

  • A transição da sala de aula para a sala virtual
  • Novas pedagogias: quem é o professor 2007?
  • A descentralização da Escola pela informática: o centro está em toda parte.

As conferências serão de pedagogos; a discussão, dos psicanalistas; o proveito, de todos que se vêem comprometidos com o saber, o educar, o formar.

Nos dias 22 e 23 de Maio os educadores puderam trazer de que maneira eles vem concebendo a ponta de lança da Educação: a chamada Educação em rede.

Uma Educação que apresenta novas formas de olhar o aluno, a cultura, a Educação.

O que mudou? Ao longo da palestra a professora Vani Kenski discorre a respeito de algumas destas mudanças. Primeiramente a própria forma de se lidar com a Educação mudou. De uma Educação concebida de maneira estática, passamos para uma Educação dinâmica. Uma Educação em moto contínuo. Ela nos alerta : a compreensão da Educação como mudança – de pensamentos, ações, valores e relacionamentos – que garantem às pessoas condições de sobreviver e se adaptar às exigências do momento em que vive, nos leva a ver que, na atualidade, nós estamos sempre dispensandos esforços para sermos re-educados para esse novo ritmo.

Acrescenta ainda que o mesmo ocorre com a educação escolar. A pressão para mudar tem sido uma norma na Educação atual. A escola de todos os níveis sente a todo momento a pressão para a mudança. E ela tem mudado, no seu ritmo, mais lento, mas já se notam transformações significativas nesta última década, nas salas de aula, nos colégios, nas universidades.

A decorrência é que os currículos e conteúdos escolares necessitam de uma ampla revisão. As tecnologias digitais de comunicação e interação têm trazido mudanças de tal monta que elas não podem mais ser concebidas da mesma forma. Antes os alunos tinham que se deslocar para a escola. Agora é a escola que se desloca ao encontro do aluno.

A escola atual traz um grande diferencial que é um respeito ao ritmo de aprendizagem do aluno.

Mais do que oferecer conhecimentos de “informática” Vani Kenski destaca a educação à distância, a educação em rede propiciam outras formas de pensar o conhecimento, a cultura. Um conhecimento que amplia a percepção visual, auditiva, sensorial para acolher novas sensibilidades e perceber o invisível, o inaudível, ir além no tempo e no espaço. Do universo à mínima partícula do átomo.

O professor Jaime Cordeiro, por sua vez, alerta a respeito da existência de um outro tipo de Pedagogia : a Pedagogia da Mídia. Uma pedagogia que oferece mercadorias atraentes, fazendo com que os jovens adquiram outros modelos de referências e identidades.

Para ele os professores, ainda presos aos seus currículos antigos. Frente ao novo eles não sabem o que fazer. Comumente eles desconsideram os conteúdos trazidos pela mídia.

Visando trazer um outro olhar a respeito da cultura da mídia e sua articulação com a escola, o professor Jaime Cordeiro parte, então, de algumas premissas para analisar:

1ª) O currículo da mídia tem tanta importância quanto o currículo escolar;

2ª) A escola é incompetente para concorrer com a mídia porque é uma instituição anacrônica

3ª) O currículo, os objetivos e os modos de ensinar da escola têm que ser radicalmente repensados

4ª) A escola, para poder recuperar a sua relevância, não pode se deixar seduzir e deve acentuar os seus aspectos arcaicos, arcaizantes ou anacrônicos.

Ele analisa o impacto do material das mídias no aluno. São novas formas de lidar com a cultura.

Agora convidamos a todos a lerem estes materiais e discutirem as suas idéias.

 

Palestra: Redes de Educação: das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem (Vani Kenski)

Arquivo 1 e Arquivo 2


Palestra: Educação e Ensino hoje: pedagogias multiplicadas dentro e fora da escola (Jaime Cordeiro) 
Arquivo 1 e Arquivo 2