Sociedade

Já que Lacan morreu...

Artigo de Jorge Forbes, de 1991, que marcou o 10º aniversário da morte de Jacques Lacan (publicado originalmente no jornal O Estado de São Paulo em 24 setembro de 1991)

Quem se garante?

Quem se garante?

Dorothee Rüdiger

Sigmund Freud afirma: sendo humanos, somos todos perigosos. Neste artigo, a psicanalista Dorothee Rüdiger, através do caso da morte de Tatiane Spitzner, reflete sobre a agressividade e a violência inusitada. 

Psicanálise do homem desbussolado

Alguns aforismos, propostos por Jorge Forbes, sobre as mudanças necessárias a uma Psicanálise do Século XXI. Informações de relevância, porém concisas, o que obriga a cada um por de si, ao completá-las. 

Psicanálise e religião

Entre dois rochedos a navegação é delicada: afinal, a psicanálise se inscreve como um racionalismo denunciando as ilusões das religiões, ou a psicanálise seria parente dessas mesmas ilusões que necessitam a dimensão da crença para funcionar?

Nota Prévia: Famílias Geneticamente Modificadas

Não nascemos mais como antigamente

Essência Vazia

Essência Vazia

Lilian Mattos

O que é o ser humano? Lilian Mattos mostra como a filosofia e a psicanálise falam frente a essa inquietante pergunta.

Quando a Repetição Traz o Novo

"Vemos na letra de A Cajuína, Caetano Veloso se perguntando sobre a base de nossa existência, para que vale existirmos. A resposta é o próprio cantar a existência". Trecho do livro “Da Palavra Ao Gesto do Analista” de Jorge Forbes.

Três corridas de Lola, a Antígona pós-moderna

Em 9 de dezembro de 2016, noite chuvosa de sexta-feira em São Bento do Sapucaí, Lola esteve no centro da palestra “Corra, Antígona, Corra”, do psicanalista Juan Jorge Michel Fariña (Illya), professor da Universidade de Buenos Aires, que abriu a Conversação Clínica IPLA 2016: “Sintoma, para que te Quero”

A nova economia do amor: criar os filhos

A nova economia do amor: criar os filhos

Dagmar Silva Pinto de Castro

Mulheres, mães, revolucionárias? Não seriam elas as parteiras de outras formas de organização de um mundo? 

Donald Trump e os internautas

Donald Trump e os internautas

Dorothee Rüdiger

A pós-verdade na rede ou fora dela só deixa mais evidente que nossas falas são construções linguageiras em torno do grande mistério que cerca o amor e a morte


1/19 Next >