Sábados no IPLA - Outubro/2016

Sábados no IPLA: 22/10/2016 22/10/2016

Curso em cinco aulas: Um novo amor na clínica do Real 

Um novo amor, na perspectiva da clínica do real, será tema de nosso curso da série Sábados no IPLA 2016, que acontecerá no dia 22 de outubro, das 9 às 17 horas.

A psicanálise foi criada quando o amor ainda era intermediado, aquele no qual os amantes se referiam a uma instância externa que os unia. Por exemplo,  “Estou com você por nossos filhos, pela religião, pelas normas sociais, etc.”. Hoje ela tem que responder a novas questões de uma era em que o amor é sem intermediações,  aquele que pode ser sintetizado na frase: “Eu te amo porque te amo.” Sem maiores explicações de uma razão além.

O amor intermediado é típico da primeira clínica de Lacan. Ele se estabelece no circuito da palavra. O amor sem intermediação é próprio da segunda clínica de Lacan. Ele se dá no curto-circuito da palavra. É um “novo amor”.

A pergunta desse curso: Como o “novo amor” é tratado pelo psicanalista no século 21, dado que ele, o amor, sempre foi crucial, como Freud apontou? Essa diferença exige novo tratamento.

Um novo amor é próprio da Clínica do Real. Responsabiliza e dá consequência, levando à singularidade e à invenção. A Clínica do Real vem ao encontro do homem contemporâneo, para quem não há explicação de amor que satisfaça. Um novo amor é amor sem significados, sem justificativas e indiferente ao sentido.

O curso sobre “Um novo amor na clínica do real” terá cinco aulas. A primeira situará o amor no mundo informatizado e tecnológico em que vivemos. Alguns textos freudianos sobre o amor serão retomados na segunda aula. Na terceira aula, será tratado o amor na psicose, seus excessos e impasses e a saída pela invenção e responsabilidade. O amor lacaniano será o tema da quarta aula. Terá como tema a mulher e suas formas de satisfação. A quinta e última aula será dedicada a um caso clínico e focará os temas que ele evoca, na perspectiva de um “novo amor”, que caracteriza a clínica psicanalítica do real.

Esperamos você.

Programa

9h – 9h30 Café com bolo IPLA

9h30 – 11h  Aula Inaugural  Amor em Terra2 – Jorge Forbes
Amor, uma nova transcendência humanista. Te amo porque te amo. Amar, verbo intransitivo.

11h – 12h  Aula 2Amor freudiano – Alain Mouzat
A mulher freudiana. O que quer a mulher? O amor e o desejo. Degradação geral da vida erótica. Um tipo especial de escolha de objeto pelo homem. Tabu da virgindade.

12h – 12h15 Café com bolo IPLA

12h15 – 13h15 Aula 3 – Psicose: Amor e sexualidade –  Ariel Bogochvol
Erotomania. Crença no amor do Outro. Fetiche. Amor narcísico. O empuxe à mulher. Transferência. Excesso. O delírio é universal. Inventar e se responsabilizar.

13h15 – 15h Horário de Almoço

15h – 16h Aula 4 – Amor lacaniano Dorothee Rüdiger
A mulher lacaniana e o homem bússola. Amor, definição lacaniana. Aforismos sobre o amor. A outra satisfação. A mulher é, para o homem, um sintoma. O homem é, para a mulher, uma devastação (Lacan).

16h – 17h Aula de encerramento – Um novo amor na clínica psicanalíticaLiége Lise e Teresa Genesini
Caso clínico. A experiência do amor. Transferência. Amor, desejo e gozo. O ridículo e a estranheza do amor.

Deixe uma resposta