Sábados no IPLA - Outubro/2018

Sábados no IPLA: 20/10/2018 20/10/2018

Os Novos Sintomas e A Clínica Psicanalítica

O mundo mudou. Vivemos uma época em que o laço social, antes estruturado verticalmente, padronizado, com base na figura do pai (Freud), passa a se organizar horizontalmente e sem padrões.  A perda da bússola paterna dá origem ao que Jorge Forbes chamou de Homem Desbussolado. Essa mudança no laço social acarreta sintomas que já não funcionam no circuito da palavra. Daí serem os novos sintomas doenças do “curto-circuito da palavra”. Para exemplificar, temos as toxicomanias, as agressões inusitadas, o fracasso escolar, as epidemias de depressão, etc. É a primazia do “Real” (Lacan) sobre o Simbólico e o Imaginário. O tratamento desses novos sintomas envolve implicar a pessoa no que ela diz, envolve responsabilidade subjetiva, responsabilidade pelo acaso e pela surpresa. E o analista responde fora do pacto com a palavra, responde pelo impacto.  O programa deste curso será desenvolvido em 3 aulas dedicadas aos novos sintomas e a seu tratamento pela psicanálise.

Programa

9h – 9h30: Café com bolo IPLA 

9h30 – 10h30: Os Novos Sintomas e os curto-circuitos da palavra – Dorothee Rüdiger.
Emancipação feminina. A nova família. Os novos laços sociais. Novos sintomas: fracasso escolar,  síndrome de burnout, anorexia e bulimia. Novos modos de gozo. Clínica do excesso. 

10h30 – 11h30: Palavra diz, palavra toca – Alain Mouzat
Clínica do sujeito traumatizado pela língua. O mal-entendido. Além do Édipo. A palavra toca o corpo. Além da compreensão. A subjetividade hoje. A interpretação descompleta. Exemplos clínicos.

11h30 – 12h00: Café com bolo IPLA

12h00 – 13h00: A nova histérica –Epidemia de Medeia – Liége Lise e Teresa Genesini
Novos sintomas: violência inusitada, escarificações, drogadicção. Responsabilidade. O sintoma indecifrável. O Real sem lei. Clínica do Real. Desabonados do inconsciente. Ética da psicanálise. Caso clínico.

Deixe uma resposta