Sábados no IPLA - Maio/2018

Sábados no IPLA: 05/05/2018 05/05/2018

Psicanálise e Religião

A Psicanálise se ocupa do tema da Religião em todo o seu percurso e nos nossos dias tem motivo de sobra para isso. Vivemos um paradoxo, pois à medida em que a sociedade torna-se mais permissiva, mais aberta às diferenças, ocorre uma eclosão de religiões e seitas. Fará parte, este fenômeno, da abertura do mundo pós-moderno? Ou será um retrocesso, um reacionarismo? A ver.

Freud afirmou em carta, ao pastor e psicanalista Oskar Pfister, que escreveu O futuro de uma ilusão para proteger a psicanálise dos padres. Ele também relacionou a religião à neurose obsessiva.

Filósofos colocam a ética religiosa como o período de mais longa duração no confronto dos homens com a angústia da morte.

Jacques Lacan considerou que a religião visa dar um sentido às coisas. A ela, ele contrapôs o real como o que não tem sentido. Proferiu: “Se a religião triunfa, é o sinal de que a psicanálise fracassou.” E acrescentou: “O triunfo da religião é o mais provável.”

A atualidade deste tema, dada a expansão maníaca de neorreligiões, nos leva a discuti-lo neste Sábado no IPLA “Psicanálise e Religião”.

Programa

9h – 9h30 Café com bolo IPLA 

9h30 – 10h30  Aula 1  Religiões no Século XXI – Clóvis Pinto de Castro
O pecado original e o recalque originário. A culpa. O sagrado. A religião está sempre a secretar sentido. A expansão das neorreligiões.

10h30 – 11h30 Aula 2 – Vida e Morte: na Religião e na Psicanálise – Alain Mouzat
Angústia. O sentido. Pulsão de vida e Pulsão de morte. Sacrifício de gozo exigido pela civilização. O desejo. O amor. Discurso do Analista. O real como impossível. Consequências éticas.

11h30 – 12h00 Café com bolo IPLA

12h00 – 13h00  Aula 3O triunfo da Religião? – Ariel Bogochvol
Fiat lux e Fiat trou (furo). O pai imaginário. O pai simbólico. O pai real. Os nomes do pai. O real é o que não anda. Yavé. “O judeu é aquele que sabe ler”. Objeto a. Che voi? O que queres? A era da ciência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *