As Psicoses 27/04/2019

Chaves de leitura para o Seminário 3 de Jacques Lacan

Freud constrói a psicanálise a partir da clínica das histéricas, Lacan por sua vez chega à psicanálise, na sua tese de 1932, através de um caso de psicose.   Diferentemente de Freud para quem a inserção do homem na civilização o condena ao recalque e à neurose, para Lacan a linguagem condena o homem a ser radicalmente separado de si mesmo, e é o modo de inscrição na linguagem   – o Nome do Pai – que determinará a estrutura: neurose, psicose ou perversão. 

No seu seminário de 1955-56, As Psicoses, Lacan vai retomar a leitura que Freud faz das “Memórias de um doente dos nervos” do Presidente Schreber, recorrendo aos conceitos próprios: o grande Outro, o Falo, o Nome do Pai, a foraclusão. É essa releitura que será apresentada na primeira aula; sem esquecer que Lacan acabará por fazer da psicose o paradigma da nossa condição.

A segunda aula incidirá sobre o diferencial entre uma abordagem psiquiátrica e a psicanálise, com ênfase nos fenômenos elementares, delírios e outros sinais clínicos que permitem elaborar o diagnóstico da psicose.

Enfim, a terceira aula apresentará um caso clínico e comentará a perspectiva do tratamento psicanalítico das psicoses – muito além do secretário do alienado – através dos bisturis da clínica do Real, tal como foram desenvolvidos no IPLA sob a direção de Jorge Forbes.

Veja o programa detalhado a seguir.

PROGRAMA

Aula 1 – Freud, Schreber e o relato de uma psicose paranoica – Dorothee Rüdiger
O delírio do presidente Schreber. A mulher de Deus. Schreber e a castração. O Pai Divino. Schreber invadido pelo Outro. Assassinato d’almas. O que é rejeitado no simbólico reaparece no real. O Significante como estruturante do inconsciente. O complexo de castração. Verwerfung – Foraclusão. A psicose consiste em um buraco, uma falta ao nível do significante.

Aula 2 – Diagnóstico diferencial – Elisa Padovan
“Caso R” – transtorno delirante persistente. “Caso Sr. A” – TOC. Componentes obsessivos-compulsivos, elementos fóbicos, ideias delirantes, erotomania. Automatismo mental. Fenômenos elementares. Delírio. A certeza delirante. Ciúme delirante. Injúria. Alucinação.

Aula 3 – O tratamento psicanalítico das psicoses  – Liége Lise e Teresa Genesini
As insuficiências clínicas. O secretário do alienado. A inconsciente esta aí, presente na psicose. O inconsciente a céu aberto. A transferência na psicose. Psicoses ordinárias. A clínica do Real. Relato de um caso de psicose em uma apresentação de paciente. Discussão do caso.

Valor
R$ 250,00.

INSCRIÇÕES
CLIQUE AQUI