Curso Online 2016 – Curso Fundamental de Psicanálise: De Freud a Lacan 25/05/2019

Inscrições http://manoleeducacao.com.br/psicanalise-fundamental

Início: Março/2016

 

 

O QUE É

Curso Fundamental de Psicanálise: De Freud a Lacan pretende em um ano explicar as bases da psicanálise em Sigmund Freud e o seu avanço em Jacques Lacan. Para tanto propõe um programa de quatro unidades com aulas que dão acesso à compreensão das duas tópicas do inconsciente de Sigmund Freud e das duas clínicas desenvolvidas por Jacques Lacan.

A QUEM SE DESTINA

O curso  destina-se a todos que possuem sensibilidade com o sofrimento humano  e desejam conhecer a  obra de Sigmund Freud e de Jacques Lacan.  Com uma linguagem acessível, pretende  transmitir os conceitos fundamentais da psicanálise não somente para psicólogos e médicos, como também a interessados das mais diversas formações profissionais.  No entanto, o curso não se destina exclusivamente aos iniciantes na teoria que trata do inconsciente. Psicanalistas e pessoas já versadas na psicanálise, com ou sem experiência clínica, são  igualmente bem vindos para as aulas desse curso.  Estas são baseadas numa releitura dos principais textos de Freud e Lacan, sem, no entanto perder de vista  a prática da psicanálise.

EMENTA

A clínica é a razão de ser da psicanálise,  desde sua  origem até  a interpretação  dos sintomas de nossos dias. Foi de sua convicção de que os sintomas da histérica não tinham  origem em uma lesão orgânica,  que  Sigmund Freud conseguiu elaborar não somente uma representação da psique humana, como também um modo de intervenção pela palavra para atuar sobre o sintoma. Interpretou o inconsciente a partir de suas manifestações: sonhos, chistes,  tropeços  na vida cotidiana. Desmontou os mecanismos que, descolando os afetos das representações, permitem aos sintomas se manifestarem em substituição às representações recalcadas.

Nos primeiros anos dedicados à descoberta do inconsciente do desenvolvimento da psicanálise como seu método de interpretação, Sigmund Freud serviu-se de um modelo relativamente simples do aparato psíquico, no qual localiza  o inconsciente, o  pré-consciente e o consciente.  A partir de 1923  introduziu uma representação psíquica com três instâncias:  Ego, Id e Superego. Assim, deu conta da insistência do sintoma. Percebendo a satisfação que se encontra numa repetição, Freud reconfigurou os limites e os fins da análise. Incluiu, finalmente, em sua concepção do inconsciente o impossível de ser analisado.  

Jacques Lacan tomou para si a tarefa de encontrar respostas clínicas para as diversas expressões desse impossível. Relendo seu percurso, nele distinguimos duas clínicas, com fundamentos, formalizações, manejos e orientações diferentes, que estabelecem, entre si, relações complexas. A primeira, dos vinte anos iniciais de seu ensino, corresponde a seu “retorno a Freud”. Nela, as estruturas clínicas, isto é, neurose, psicose e perversão,  se ordenam em torno do pai. A segunda clínica, elaborada nos últimos dez anos de ensino de Lacan, responde às mudanças da globalização, da emancipação das mulheres e da consequente demanda por uma teoria psicanalítica sobre a sexualidade feminina. Considerando a impossibilidade de decifrar os novos sintomas, Lacan toma a experiência do encontro com o Real como paradigma.

O curso será realizado em dois semestres: um dedicado a Freud, outro a Jacques Lacan. Para estruturá-lo, recorremos a divisões significativas nas duas elaborações. Em Freud, privilegiamos a diferenciação entre suas duas tópicas. Em Lacan, a construção de suas duas clínicas: a primeira, do simbólico, e segunda, do Real.

Com exceção das conferências proferidas por Jorge Forbes e dos docentes convidados transmitidas ao vivo, as aulas dos docentes serão gravadas, no auditório do IPLA, durante sua apresentação   para os alunos do curso presencial   De Freud a Lacan  – Curso fundamental  e posteriormente transmitidas  on-line.  Haverá uma hora de debates via chat  uma semana depois da transmissão da aula. 

1. PROPOSTA DE CURSO:

CURSO 1: SIGMUND FREUD: A PRIMEIRA TÓPICA  

O primeiro curso trata da descoberta do inconsciente  e de suas formações – sonho, chiste , ato falho e sintoma.  Dá uma introdução sobre a técnica psicanalítica tal como aplicada por Sigmund Freud para , finalmente, abordar o Complexo de Édipo, chave de compreensão do inconsciente freudiano.

CURSO 2: SIGMUND FREUD: A SEGUNDA TÓPICA

No curso dois, os docentes realizam uma releitura dos  textos escritos por  Sigmund Freud que são de suma importância para a psicanálise contemporânea. Dentre outros, destacam-se Além do Princípio do Prazer e Análise terminável e interminável , que dão acesso á metapsicologia freudiana.

CURSO 3: JACQUES LACAN: A PRIMEIRA CLÍNICA

É do retorno a Sigmund Freud  empreendido por Jacques Lacan pelos conceitos da linguística e do estruturalismo que trata o terceiro curso do ano.  Conceitos lacanianos,  tais como “sujeito do inconsciente”, “desejo do Outro” e “objeto causa do desejo”,  serão assuntos das aulas que têm como objetivo levar à compreensão, porque,  para Jacques Lacan, o “inconsciente é estruturado como uma linguagem”.  

CURSO 4: JACQUES LACAN: A SEGUNDA CLÍNICA

O quarto e último curso do ano traz os  fundamentos dados por Jacques Lacan para a psicanálise do homem do século XXI. Trata da “clínica do Real”, criada em meio à crise da sociedade pai-orientada, para dar conta de novos sintomas clínicos  e, principalmente,  da sexualidade feminina. Temas tais como a diferença radical entre homens e mulheres, expressa no aforismo lacaniano “Não há relação sexual”  e seus desdobramento clínico são temas desse curso.

 DIFERENCIAIS:

  • Facilidade de compreensão dos textos de Sigmund Freud e Jacques Lacan;
  • Visão da prática, conquistas e impasses da psicanálise no dia a dia;
  • Direcionamento para psicanalistas e todos aqueles que querem ter um acesso à psicanálise;
  • Aulas ministradas por psicanalistas  com grande experiência didática e clínica;
  • Chat para esclarecimento de dúvidas dos alunos em tempo real;
  • Elaboração de materiais complementares, partilhados em redes sociais e em grupos de discussão;
  • Monitoria disponível full-time para encaminhar as dúvidas dos participantes e auxiliá-los no que for necessário.

 

2. DATAS E HORÁRIOS:

CURSO 1: SIGMUND FREUD: A PRIMEIRA TÓPICA 

a)       Aulas expositivas, gravadas  no Instituto da Psicanálise Lacaniana: 7/3; 14/3; 28/3; 11/4; 18/4.

Acesso disponível na plataforma  até 9/5

b)      Chats: 21/3; 4/4; 25/4.

c)      Fóruns de debates: 22/3 a 3 /4;  5/4 a 17/4; 19/4 a 24/4; 26/4 a 1/5.

CURSO 2: SIGMUND FREUD: A SEGUNDA TÓPICA

a)       Aulas expositivas, gravadas  no Instituto da Psicanálise Lacaniana: 2/5; 9/5; 23/5; 6/6; 20/6.

Acesso disponível na plataforma até  11/7

b)       Chats:  15/5; 30/5; 13/6; 27/6.

c)       Fóruns de debates: 3/5 a 14/5; 16/5 a 29/5; 31/5 a 12/6; 14/6 a 26/6; 28/6 a 3/7.

CURSO 3: JACQUES LACAN: A PRIMEIRA CLÍNICA

a)       Aulas expositivas, gravadas  no Instituto da Psicanálise Lacaniana: 1/8; 8/8; 22/8; 05/09; 19/9.

Acesso disponível na plataforma até 10/10

b)       Chats: 15/8; 29/8.

c)       Fóruns de debates: 16/8 a 28/8; 30/8 a 11/9; 13/9 a 25/9; 27/9 a 2 de 10.

CURSO 4: JACQUES LACAN: A SEGUNDA CLÍNICA

a)       Aulas expositivas, gravadas  no Instituto da Psicanálise Lacaniana: 3/10; 10/10; 24/10; 31/10; 21/11.

Acesso disponível a plataforma até 5/12

b)       Chats:  31/10.

c)      Fóruns de debates: 18/10 a 30/10; 1/11 a 6/11; 8/11 a 20/11; 22/11 a 28/11.

Caso o aluno compre o curso seguinte, o acesso do curso anterior ficará liberado.

Horários:

a)      Aulas e chats:  20:30 às 22:30
b)      Fóruns de debates:  tempo real

3.      OBJETIVOS:

  • Transmitir os conceitos fundamentais da psicanálise  de Sigmund Freud e Jacques Lacan;
  • Dar uma visão da prática da psicanálise desde sua construção enquanto campo clínico e de seu  saber até os nossos dias;
  • Divulgar a psicanálise lacaniana, no Brasil e no mundo.

4. CARGA HORÁRIA:

No ano letivo de 2016, o curso contará com 4  (quatro) cursos de 20 horas cada. Cada curso ficará liberado conforme indicado no campo datas. Caso o aluno compre o curso seguinte, o acesso do curso anterior ficará liberado.

A carga horária será distribuída como segue:

20 transmissões on-line, de duas horas cada (aula expositiva) = 40 horas

 40 horas de atividade on-line fórum e sala de bate-papo =  40 horas

Total: 80 horas

5. ÁREA DE ATUAÇÃO DO CURSO

Psicanálise

6. TIPO DE CURSO:

livre

7. FORMATO:

On-line

8. PÚBLICO-ALVO:

Psicanalistas, psicólogos, médicos, enfermeiros, professores, pedagogos, advogados e demais profissionais e estudantes que, por algum motivo, lidam com  o sofrimento humano.

9. METODOLOGIA:

Curso on-line: Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas quando e onde desejar. Em caso de dúvida, poderá participar de chat. A aprendizagem é complementada por meio de fóruns de debates  on-line, baseados no livro “Manual de Psicanálise” e de outras atividades sugeridas a critério dos docentes.

10. CERTIFICAÇÃO:

Certificado emitido pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA.

11. MATERIAL DIDÁTICO:

O curso conta com uma bibliografia composta por obras originais de Sigmund Freud e de Jacques Lacan, além das seguintes obras:

FORBES, J. Inconsciente e responsabilidade: psicanálise do Século XXI. Barueri: Manole, 2012.

FORBES, J. (ed.) & RIOLFI, C. (org.). Psicanálise: a clínica do Real. Barueri: Manole, 2014.

FORBES, J. & alii. A invenção do futuro: um debate sobre a pós-modernidade e a hipermodernidade. Barueri: Manole, 2005.

O IPLA propõe que para cada uma das aulas será redigido pelo docente um texto de aproximadamente 10 páginas. Esses textos comporão um livro a ser composto e lançado pela Editora Manole no início de 2017. 

12. PREÇOS:

Informação e inscrição: http://manoleeducacao.com.br/psicanalise-fundamental.

13. ITENS INCLUIDOS NA INSCRIÇÃO:

Acesso ao AVA, imagens especiais, etc…

14. ORGANIZAÇÃO:

Instituto da Psicanálise Lacaniana: Dorothee Rüdiger

Editora Manole Cursos: Tatiane Zainell

15. PROGRAMAÇÃO:

As referências da bibliografia são feitas a partir da Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Imago Editora

As referências das páginas podem variar de uma edição para outra.

As indicações foram feitas de modo a ser localizadas em  qualquer edição. 


CURSO 1: SIGMUND FREUD: PRIMEIRA TÓPICA

Docente

Atividade Prevista

Aula/Dia Mês

Chat/Dia Mês

Jorge Forbes

Conferência inaugural:  Sigmund Freud

07/03

07/03

Dorothee Rüdiger

Inconsciente, pré-consciente, consciente: da catarse à psicanálise.

14/03

21/03

Liége Lise

A transferência:  aliada e obstáculo da análise

28/03

04/04

Ariel Bogoshvol

O inconsciente se manifesta: sonhos, chistes, atos falhos e sintomas

11/04

11/04

Helainy Andrade

O complexo de Édipo: a condição humana marcada pela sexualidade

18/04

25/04

Aula 2 e 3
A história do movimento psicanalítico, VOl 14 , p.16-35

Leitura complementar
I – Estudo sobre a histeria (1893-1895) ( Vol II)
Casos Clínicos: “ Fraülein Ana O.”  (Breuer) Vol II P.63 -90
“A psicoterapia da histeria” (Freud)  ( Inicio do texto) Vol II pp.311 a 323
II – Carta 52 a Fliess, Vol I

Aula 4 e 5
I – Vol 12 A dinâmica da transferência p.131-143
II – Vol  12 Sobre o amor transferencial . p .208 a 221

Leituras complementares
Estudos sobre a histeria VOL  2 ( p.358-363: cinco últimas páginas)
Caso  Dora Vol 7 – p.110 a 119 (dez últimas páginas)

Aula 6
I – “ O esquecimento dos nomes próprios” Cap I de Psicopatologia da vida cotidiana –  Vol VI  pp..19-26
II – “ A técnica dos chistes” In Os chistes e sua relação com o inconsciente, Vol VIII, pp.29-33 (cinco primeiras páginas do Cap.II)

Aula 7 e 8
I – A Interpretação dos Sonhos Vol IV,  Cap. V- D  “Sonhos Típicos” p.257 -283
II – Carta a Fliess –  Vol I , pp.356 -366 Carta 71

Leitura complementar
Vol VII “Resumo” de Tres Ensaios sobre a teoria da sexualidade pp.238-250

 

CURSO 2: SIGMUND FREUD: A SEGUNDA TÓPICA

Docente

Atividade Prevista

Aula/Dia Mês

Chat  Dia/Mês

Jorge Forbes

Conferência inaugural: “Além do princípio do prazer”

02/05

02/05

Luiz Fernando
Carrijo da Cunha

A dinâmica das pulsões: a Metapsicologia

09/05

09/05

Liége Lise 

Ego, Id e Superego

23/05

30/05

Dorothee Rüdiger

A psicanálise  freudiana para uma sociedade pai-orientada

06/06

13/06

Alain Mouzat

Os fins da análise: analise terminável e interminável

20/06

27/06

Aula 1
Além do princípio do prazer Cap. III, VI e VII (Vol XVIII)

 Aula 2 e 3
Os instintos e suas vicissitudes (Vol XIV)

Aula 4 e 5
O Ego e o ID, Cap. I, II e III (Vol XIX)

Aula 6 e 7
O mal-estar na civilização – partes VII e VIII (Vol XXI)
Forbes, Jorge.  Inconsciente e responsabilidade Introdução, pp. XI a XXXII

Aula 8
Análise terminável e interminável, Vol XXII, Cap. I e II , VII e VIII> 


CURSO 3: JACQUES LACAN: A PRIMEIRA CLÍNICA

Docente

Atividade Prevista

Aula/Dia Mês

Chat Dia/Mês

Jorge Forbes

Conferência inaugural: Jacques Lacan

01/08

01/08

Dorothee Rüdiger

Lacan e os linguistas: “O inconsciente é estruturado como uma linguagem”

08/08

15/08

Ariel Bogoshvol

Uma clínica do sujeito e do desejo: as formações do inconsciente. O desejo do Outro

22/08

29/08

Maria do Carmo

A causa do desejo: um objeto que não há.

05/09

05/09

Dias Batista

Você quer o que deseja?

Angelina Harari

Início, manejos e fim de uma análise na Primeira Clínica:  A direção do tratamento e os princípios do seu poder

19/09

19/09

 

CURSO 4: JACQUES LACAN: A SEGUNDA CLÍNICA

Docente

Atividade Prevista

Aula/Dia Mês

Chat Dia/Mês

Jorge Forbes

Conferência inaugural:  O real insiste: Da palavra ao gesto do analista

03/10

03/10

Rómulo Ferreira da Silva

O corpo como suporte do gozo: o homem e uma mulher 

10/10

10/10

Elza Macedo

Lalangue ou como a palavra toca o corpo: para um significante novo

24/10

31/10

Teresa Genesini

Clínica do real:  consequência e responsabilidade pelo acaso

31/10

07/11

Jorge Forbes

Conferência de encerramento: Lacan, analista do futuro

21/11

21/11

Legenda: Aulas e debates ao vivo

16. COORDENADORES E TUTORES:

Direção Geral: Jorge Forbes
http://lattes.cnpq.br/1821501880117212

Psicanalista e médico psiquiatra, em São Paulo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Medicina (Neurologia). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. A.M.E. – Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP. É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior; é autor, dentre outros livros, o mais recente: Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do Século XXI – Prêmio Jabuti 2013,  em que estuda as mudanças necessárias a uma psicanálise para os tempos pós-modernos, além do Édipo. Também escreveu Você quer o que Deseja? e, em coautoria, A Invenção do Futuro, livro no qual pensa soluções para viver na era de quebra dos ideais. Lançou, em 2015, a segunda edição  Da palavra ao gesto do analista  pela Editora Manole. Colabora com a grande imprensa, sendo curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL –  TV Cultura (vídeos: http://migre.me/diXB). Por seus trabalhos sobre as novas formas de viver na pós-modernidade, tem sido consultado por hospitais, escolas e empresas.

Coordenadora: Dorothee Rüdiger
http://lattes.cnpq.br/0416668605990422

Psicanalista,  é  sócia do Instituto da Psicanálise Lacaniana  e atua como psicanalista clínica, pesquisadora e docente no campo do direito e da psicanálise.  Tem formação acadêmica  com Graduação em Direito (1980) pela Universidade de Freiburg im Breisgau, na Alemanha, Mestrado (1990) e  Doutorado (1995)  em Direito pela Universidade de São Paulo.  É professora universitária no campo da Psicologia Jurídica, da História do Direito e do  Direito do Trabalho desde 1988, quando ingressou na  Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista no Campus de Franca SP.  Entre 1998 e 2007 foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba SP nos curso de graduação e pós-graduação stricto sensu em Direito, nos quais exerceu os cargos de coordenadora de curso de graduação e de mestrado em direito.  Atualmente, é docente no cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Direito da Universidade Católica de Santos e professora titular da Universidade Paulista,  em São Paulo.

Monitora: Helainy Andrade

Psicanalista, estudou psicologia na Universidade Federal de São João del Rey, Minas Gerais.  Reside e  pratica  a psicanálise em sua  clínica em  Varginha,  cidade mineira na qual desenvolveu trabalhos na saúde pública, em hospital de hemodiálise e em escola particular. Além disso, prestou consultoria em empresas da cidade e região. Em todos esses trabalhos orientou-se  pela formação em psicanálise realizada em São Paulo no Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA  e numa passagem pelo Projeto Análise dirigido pelo psicanalista Jorge Forbes. Atualmente,  participa do Projeto de Pesquisa e Clínica de Psicanálise no Instituto do  Genoma Humano da  Universidade de São Paulo. Desde 2015,  é docente atuante na formação analítica do Instituto da Psicanálise Lacaniana. 

 

Professores (em ordem alfabética):

Alain Mouzat
http://lattes.cnpq.br/4924915966839535

É professor da Universidade de São Paulo, doutor em linguística, e psicanalista membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana.

Angelina Harari
http://lattes.cnpq.br/2436919348694626

É psicóloga e Psicanalista. Mestre e Doutora em Ciências (Psicologia) pelo Instituto de Psicologia da USP. Analista Membro da Escola e Analista da Escola (2009-2012) Brasileira de Psicanálise. 

Ariel Bogoshvol

É médico psiquiatra e psicanalista. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da associação Mundial de Psicanálise.

Dorothee Rüdiger
http://lattes.cnpq.br/0416668605990422

É psicanalista, membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo.

Helainy Andrade

É psicanalista clínica com atuação em Varginha (MG) e membro do IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana – SP.

Jorge Forbes
http://lattes.cnpq.br/1821501880117212

É médico psiquiatra e psicanalista, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Medicina (Neurologia), doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII,  Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Liége Lise

É psicanalista clínica com atuação em Piracicaba (SP) e São Paulo – Capital e membro do IPLA- Instituto da Psicanálise Lacaniana- SP.

Luiz Fernando Carrijo da Cunha
http://lattes.cnpq.br/4989290640889806

É médico e Psicanalista. Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.   

Maria do Carmo Dias Batista

É médica psicanalista. Especialista em Psicanálise pela Biblioteca Freudiana Brasileira (BFB), em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, em Psiquiatria pelo HSPE-IAMSPE e em Pediatria Pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). É Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP)

Rómulo Ferreira da Silva
http://lattes.cnpq.br/2365739430499228

É médico e psicanalista, especialista em psiquiatria e mestre em psicologia clínica pela Universidade de São Paulo, master 2 e doutorando da Université Paris 8 Vincennes – Saint Denis. É Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Teresa Genesini: 

Psicanalista, diretora geral do Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA. Mestre em estatística pela UNICAMP.

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