Curso Online 2020 | Freud a Lacan - Pelos casos Clínicos

Curso Online 2020 – A psicanálise de Freud a Lacan pelos casos clínicos 09/03/2020

O QUE É

O  curso on-line 2020  A psicanálise de Freud a Lacan pelos casos clínicos, pretende em um ano explicar as bases da psicanálise em Sigmund Freud e o seu avanço em Jacques Lacan a partir da perspectiva clínico-teórica psicanalítica.  Tratando de casos clínicos, clássicos e atuais,  propõe um programa de quatro unidades com aulas que dão acesso à compreensão da aplicação na práxis analítica das duas tópicas do inconsciente de Sigmund Freud e das duas clínicas desenvolvidas por Jacques Lacan.

A QUEM SE DESTINA

O curso  destina-se a todos que possuem sensibilidade com o sofrimento humano  e desejam conhecer a  obra de Sigmund Freud e de Jacques Lacan.  Com uma linguagem acessível, pretende  transmitir os conceitos fundamentais da psicanálise não somente para psicólogos e médicos, como também a interessados das mais diversas formações profissionais.  No entanto, o curso não se destina exclusivamente aos iniciantes na teoria que trata do inconsciente. Psicanalistas e pessoas já versadas na psicanálise, com ou sem experiência clínica, são  igualmente bem vindos para as aulas desse curso.  Estas são baseadas numa releitura dos principais textos de Freud e Lacan com ênfase na prática da psicanálise.

EMENTA

A clínica é a razão de ser da psicanálise,  desde sua  origem até  o tratamento  dos sintomas de nossos dias. Foi de sua convicção de que os sintomas da histérica não tinham  origem em uma lesão orgânica,  que  Sigmund Freud conseguiu elaborar, não somente uma representação da psique humana, mas também estabeleceu um modo de intervenção clínica pela palavra para atuar sobre o sintoma. Interpretou o inconsciente a partir de suas manifestações: sonhos, chistes,  tropeços  na vida cotidiana. Desmontou os mecanismos que, descolando os afetos das representações, permitem aos sintomas se manifestarem em substituição às representações recalcadas.

Nos primeiros anos dedicados à descoberta do inconsciente, do desenvolvimento da psicanálise como seu método de interpretação e de cura, Sigmund Freud serviu-se de um modelo relativamente simples do aparato psíquico, no qual localiza  o inconsciente, o  pré-consciente e o consciente.  A partir de 1923,  introduziu uma representação psíquica com três instâncias:  Ego, Id e Superego. Assim, deu conta da insistência do sintoma. Percebendo a satisfação que se encontra numa repetição, Freud reconfigurou os limites e os fins da análise. Incluiu, finalmente, em sua concepção do inconsciente o impossível de ser analisado. 

Jacques Lacan tomou para si a tarefa de encontrar respostas clínicas para as diversas expressões desse impossível. Relendo seu percurso, nele distinguimos duas clínicas, com fundamentos, formalizações, manejos e orientações diferentes, que estabelecem, entre si, relações complexas. A primeira, dos vinte anos iniciais de seu ensino, corresponde a seu “retorno a Freud”. Nela, as estruturas clínicas, isto é, neurose, psicose e perversão,  se ordenam em torno do pai. A segunda clínica, elaborada nos últimos dez anos de ensino de Lacan, responde às mudanças da globalização, da emancipação das mulheres e da consequente demanda por uma teoria psicanalítica sobre a sexualidade feminina. Considerando a impossibilidade de decifrar os novos sintomas, Lacan toma a experiência do encontro com o Real como paradigma em sua clínica.

O curso será realizado em dois semestres: um dedicado a Freud, outro a Jacques Lacan e suas clínicas.  Para estruturá-lo, recorremos a divisões significativas nas duas elaborações. Em Freud, privilegiamos a diferenciação entre suas duas tópicas. Em Lacan, a construção de suas duas clínicas: a primeira, do simbólico, e a segunda, do Real.

Haverá três formatos de realização das aulas. As conferências  de Jorge Forbes serão proferidas e gravadas ao vivo a partir do auditório do IPLA  com a presença dos alunos do curso presencial do IPLA  De Freud a Lacan  – Curso fundamental  e do curso intermediário O sintoma de Freud a Lacan. A maioria das aulas dos demais docentes serão gravadas em estúdio.  Com esses docentes haverá  debates sobre as respectivas aulas, cujos resultados serão postados em forma de podcasts .

PROPOSTA DE CURSO:

CURSO 1: OS PRIMEIROS PACIENTES DA PSICANÁLISE: CASOS QUE FUNDAM A PRIMEIRA TÓPICA DE SIGMUND FREUD

Trazendo os relatos dos casos dos primeiros pacientes de Joseph Breuer e Sigmund Freud, o primeiro curso trata da descoberta do inconsciente  e de suas formações – sonho, chiste , ato falho e sintoma.  Parte de uma introdução sobre a técnica psicanalítica para, a partir do debate dos casos clássicos, abordar o Complexo de Édipo, chave de compreensão do inconsciente freudiano.

CURSO 2: PROVOCAÇÕES CLÍNICAS E A REINVENÇÃO DA  PSICANÁLISE:  A SEGUNDA TÓPICA DE SIGMUND FREUD

No segundo curso serão tratados os impasses clínicos que levaram  Sigmund Freud a novas descobertas sobre o inconsciente e, a partir desses casos, a desenvolver sua segunda tópica. O curso termina com as reflexões de Freud sobre  Análises termináveis e intermináveis.

CURSO 3:  O INCONSCIENTE ESTRUTURADO COMO UMA LINGUAGEM : AS INOVAÇÕES CLÍNICAS DE JACQUES LACAN 

Das consequências clínicas do retorno a Sigmund Freud empreendido por Jacques Lacan utilizando-se dos conhecimentos da linguística e do estruturalismo trata o terceiro curso do ano. Dedicado à releitura dos casos clássicos freudianos empreendida por Lacan em sua primeira clínica,  conceitos  lacanianos tais como “desejo da mãe”, “sujeito do inconsciente”, “desejo do Outro” e “objeto causa do desejo”,  serão assuntos abordados nas aulas . 

CURSO 4: A CLÍNICA PSICANALÍTICA CONTEMPORÂNEA:  JACQUES LACAN E A CLÍNICA DO REAL 

O quarto e último curso do ano aborda casos clínicos que tratam do homem contemporâneo, “desbussolado”, assim chamado por Jorge Forbes.  Os casos serão analisados à luz dos fundamentos dados por Jacques Lacan para a psicanálise da “clínica do Real”, criada em meio à crise da sociedade pai-orientada, para dar conta de novos sintomas clínicos  e da sexualidade feminina.

 DIFERENCIAIS:

  • Facilidade de compreensão dos textos de Sigmund Freud e Jacques Lacan;
  • Visão da prática, conquistas e impasses da psicanálise no dia a dia;
  • Direcionamento para psicanalistas e todos aqueles que querem ter um acesso à psicanálise;
  • Aulas ministradas por psicanalistas com grande experiência didática e clínica;
  • Esclarecimento de dúvidas dos alunos por meio de podcasts;
  • Elaboração de materiais complementares, partilhados em redes sociais e em grupos de discussão;
  • Monitoria disponível full-time para encaminhar as dúvidas dos participantes e auxiliá-los no que for necessário.

OBJETIVOS:

  • Transmitir os conceitos fundamentais da psicanálise de Sigmund Freud e Jacques Lacan;
  • Dar uma visão da prática da psicanálise desde sua construção enquanto campo clínico e de seu saber até os nossos dias;
  • Divulgar a psicanálise lacaniana, no Brasil e no mundo. 

CARGA HORÁRIA:

No ano letivo de 2020, o curso contará com 4 (quatro) cursos de 20 horas cada. A carga horária será distribuída como segue:

20 transmissões on-line, de duas horas cada (aula expositiva) = 40 horas

40 horas de atividade on-line fórum e resposta de questões por podcasts =  40 horas

Total: 80 horas

METODOLOGIA:

Curso on-line: Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas quando e onde desejar. Poderá participar postando comentários e questões aos docentes responsáveis pelas aulas.   Baseados nas questões dos alunos serão elaborados podcasts dos docentes que conterão um resumo da aula e respostas elaboradas às questões dos alunos. A aprendizagem é complementada por meio de fóruns de debates. Material didático e outras atividades sugeridas a critério dos docentes.

CERTIFICAÇÃO:

Certificado emitido pelo Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA.

MATERIAL DIDÁTICO:

O curso conta com uma bibliografia composta por obras originais de Sigmund Freud e de Jacques Lacan, além das seguintes  obras:

FORBES, J. Da palavra ao gesto do analista. 2. Ed. Barueri: Manole, 2014.

FORBES, J. Inconsciente e responsabilidade: psicanálise do Século XXI. Barueri: Manole, 2012.

FORBES, J. & alii. A invenção do futuro: um debate sobre a pós-modernidade e a hipermodernidade.  Barueri: Manole, 2015.

FORBES, J. (ed.) & RIOLFI, C. (org.). Psicanálise: a clínica do Real. Barueri: Manole, 2014.

PREÇOS:  O preço anual do curso deve estar em torno de R$ 1800,00 (mil oitocentos reais). Haverá opções de parcelamento e de descontos.

ORGANIZAÇÃO:

Instituto da Psicanálise Lacaniana: Dorothee Rüdiger

Editora Manole Cursos: Tatiane Zainell

PROGRAMAÇÃO:

CURSO 1: OS PRIMEIROS PACIENTES DA PSICANÁLISE: CASOS QUE FUNDAM A PRIMEIRA TÓPICA DE SIGMUND FREUD

Aula / PostagemAtividade Prevista
02/03/2020Aula Inaugural com Jorge Forbes
16/03/2020Anna O.: o nascimento da psicanálise
30/03/2020Elisabeth von R.: o sintoma no corpo e o desejo recalcado
13/04/2020O homem dos Ratos e a neurose obsessiva
27/04/2020Dora: sonhos e a transferência

CURSO 2: PROVOCAÇÕES CLÍNICAS E A REINVENÇÃO DA PSICANÁLISE: A SEGUNDA TÓPICA DE SIGMUND FREUD

Aula / PostagemAtividade Prevista
04/05/2020Aula Inaugural com Jorge Forbes
18/05/2020Schreber: Freud e a psicose
01/06/2020O Homem dos Lobos: um desafio clínico
15/06/2020Bate-se numa criança: Fantasias sádicas e masoquistas
29/06/2020O caso da jovem homossexual

CURSO 3: O INCONSCIENTE ESTRUTURADO COMO UMA LINGUAGEM : RELEITURAS CLÍNICAS DE JACQUES LACAN

Aula / PostagemAtividade Prevista
03/08/2020Aula Inaugural com Jorge Forbes
17/08/2020A jovem homossexual e o objeto causa do desejo
31/08/2020Dora, a transferência e o segredo da feminilidade
14/09/2020A clínica da criança traumatizada: releitura do caso do pequeno Hans
28/09/2020As psicoses e a foraclusão do nome do pai

CURSO 4: A CLÍNICA PSICANALÍTICA CONTEMPORÂNEA: JACQUES LACAN E A CLÍNICA DO REAL

Aula / PostagemAtividade Prevista
05/10/2020Aula Inaugural com Jorge Forbes
19/10/2020Capturado pelo amor: sofrência e satisfação
26/10/2020O filósofo debaixo da ponte: emprestando consequência
19/11/2020Besa-me mucho”: Eros e seus dois corpos
23/11/2020Conferência de encerramento com Jorge Forbes

COORDENADORES E TUTORES:

Direção Geral: Jorge Forbes

http://lattes.cnpq.br/1821501880117212

Psicanalista e médico psiquiatra, em São Paulo. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP – Faculdade de Medicina (Neurologia). Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. A.M.E. – Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise. Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP. É um dos principais introdutores do ensino de Jacques Lacan no Brasil, de quem frequentou os seminários em Paris, de 1976 a 1981. Teve participação fundamental na criação da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi o primeiro diretor-geral. Preside o Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA e o Projeto Análise (www.projetoanalise.com.br). Dirige a Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP. Tem artigos publicados no Brasil e no exterior; é autor, dentre outros livros: Você sofre para não sofrer… Inconsciente e Responsabilidade – Psicanálise do Século XXI – Prêmio Jabuti 2013,  em que estuda as mudanças necessárias a uma psicanálise para os tempos pós-modernos, além do Édipo. Também escreveu Você quer o que Deseja? e, em coautoria, A Invenção do Futuro, livro no qual pensa soluções para viver na era de quebra dos ideais. Lançou, em 2015, a segunda edição  Da palavra ao gesto do analista  pela Editora Manole. Colabora com a grande imprensa, sendo curador e conferencista do Café Filosófico da CPFL –  TV Cultura (vídeos: http://migre.me/diXB). Criador do Programa TERRADOIS para a TV Cultura, premiado pela APCA como o melhor programa da televisão brasileira em 2017.

Coordenadora: Dorothee Rüdiger

http://lattes.cnpq.br/0416668605990422

Psicanalista,  é  membro associado ao Instituto da Psicanálise Lacaniana  e atua como psicanalista clínica, pesquisadora e docente no campo do direito e da psicanálise.  Tem formação acadêmica com Graduação em Direito (1980) pela Universidade de Freiburg im Breisgau, na Alemanha, Mestrado (1990) e  Doutorado (1995)  em Direito pela Universidade de São Paulo.  É professora universitária no campo da Psicologia Jurídica, da História do Direito e do  Direito do Trabalho desde 1988, quando ingressou na  Faculdade de História, Direito e Serviço Social da Universidade Estadual Paulista no Campus de Franca SP.  Entre 1998 e 2007 foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba SP nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Direito, nos quais exerceu os cargos de coordenadora de curso de graduação e de mestrado em direito. Foi docente nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade Católica de Santos,  entre 2014 e junho de 2018. Hoje,  é professora universitária aposentada. 

Monitora: Helainy Andrade

Psicanalista, estudou psicologia na Universidade Federal de São João del Rey, Minas Gerais.  Reside e  pratica  a psicanálise em sua  clínica em  Varginha,  cidade mineira na qual desenvolveu trabalhos na saúde pública, em hospital de hemodiálise e em escola particular. Além disso, prestou consultoria em empresas da cidade e região. Em todos esses trabalhos orientou-se  pela formação em psicanálise realizada em São Paulo no Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA  e numa passagem pelo Projeto Análise dirigido pelo psicanalista Jorge Forbes. Atualmente,  participa do Projeto de Pesquisa e Clínica de Psicanálise no Instituto do  Genoma Humano da  Universidade de São Paulo. Desde 2015, é docente atuante na formação analítica do Instituto da Psicanálise Lacaniana. 

Professores (em ordem alfabética):

Alain Mouzat

http://lattes.cnpq.br/4924915966839535

É professor da Universidade de São Paulo, doutor em linguística, e psicanalista membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana.

Dorothee Rüdiger

http://lattes.cnpq.br/0416668605990422

É psicanalista, membro do Instituto da Psicanálise Lacaniana e doutora em Direito pela Universidade de São Paulo.

Elisa Padovan

É psicanalista com formação médica pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro,  psiquiatra pela Residência de Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual e membro do IPLA – Instituto de Psicanálise Lacaniana – SP.  

Helainy Andrade

É psicanalista clínica com atuação em Varginha (MG) e membro do IPLA – Instituto da Psicanálise Lacaniana – SP.

Jorge Forbes

http://lattes.cnpq.br/1821501880117212

É médico psiquiatra e psicanalista, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Medicina (Neurologia), doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII,  Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Liége Lise

É psicanalista clínica com atuação em Piracicaba (SP) e São Paulo – Capital e membro do IPLA- Instituto da Psicanálise Lacaniana – SP.

Manuela C. S.  Ferreira

Graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da USP tem formação em Psicanálise pelo Instituto Clínico de Buenos Aires (Argentina). É membro da equipe da Clínica Pública de Psicanálise. Participa do Seminário TerraDois de Jorge Forbes.

Teresa Genesini:

É psicanalista, diretora administrativa do Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA. Mestre em estatística pela UNICAMP.