Sábados no IPLA: As Psicoses - Chaves de leitura para o seminário 3 de Jacques Lacan

Sábados no IPLA 2017

 

AS PSICOSES
Chaves de leitura para o Seminário 3 de Jacques Lacan

 

 

“Somos todos loucos”. A frase de Lacan diz respeito ao desregramento do homem, seja com o sistema natural, seja com o sistema simbólico. Estudemos, pois, as psicoses. Temos três razões para transmitir as chaves de leitura do Seminário 3 As psicoses, de Jacques Lacan. Primeira, esse tema está no cerne da realidade clínica. Segunda, a psicanálise oferece uma alternativa diferente e complementar àquela da psiquiatria na clínica da psicose. Terceira, se Freud construiu a psicanálise a partir de casos de histeria, Lacan o relê e avança sua clínica a partir da psicose.

Este curso vai considerar o caso estudado por Freud, Schreber, em Memórias de um doente dos nervos, como proposto por Lacan, que retoma seu estudo no Seminário 3.  Com a máxima - Não se torna louco quem quer -, ele desenvolve o tema das psicoses apresentando vários exemplos clínicos retirados de suas apresentações de pacientes e que veremos neste curso. Além disso, vamos analisar conceitos pertinentes à psicose: Verwerfung ou foraclusão, esquizofrenia, paranoia, fenômenos elementares, delírios: de certeza e de ciúme. Apresentaremos, também, o novo conceito das “psicoses ordinárias”. E, igualmente, daremos ênfase ao tratamento das psicoses. Como mais um exemplo da clínica psicanalítica das psicoses vai se apresentar e discutir um caso atendido em uma das clínicas do IPLA.

Veja o programa detalhado a seguir.

Bem-vindo!

Data: 20 de maio de 2017
Horário: 9:00 - 17:00
Local: IPLA, Rua Augusta, 2366 – Casa 2, São Paulo
Telefones: (11) 3061-0947 e (11) 3081-6346
Valor: R$ 280,00. Alunos do IPLA e estudantes até 25 anos têm desconto de 20%.
Vagas limitadas. É necessário haver um número mínimo de inscrições para a realização do evento.

Curadora: Elza Macedo
Coordenação científica: Jorge Forbes

Programa

9h – 9h30 Café com bolo IPLA 

9h30 – 10h30  Aula Inaugural  Freud, Schreber e o relato de uma psicose paranoica – Dorothee Rüdiger
O delírio do presidente Schreber. A mulher de Deus. Schreber e a castração. O Pai Divino. Schreber invadido pelo Outro. Assassinato d’almas. O que é rejeitado no simbólico reaparece no real.

10h30 – 11h30 Aula 2 – A psicose consiste em um buraco no simbólico – Alain Mouzat
A psicose consiste em um buraco, uma falta ao nível do significante. O que é uma mulher? O empuxe à mulher. O complexo de castração. Verwerfung - Foraclusão. Neologismo. A erotização do significante. Secretários do alienado. Metáfora e metonímia.

11h30 – 12h00 Café com bolo IPLA

12h00 – 13h00  Aula 3Diagnóstico diferencial – Liége Lise e Elisa Padovan
“Eu venho do salsicheiro” – estudo de um caso de alucinação tratado por Lacan. “Caso R” – transtorno delirante persistente. “Caso Sr. A” – TOC. Componentes obsessivos-compulsivos, elementos fóbicos, ideias delirantes, erotomania. Automatismo mental. Fenômenos elementares. Delírio. A certeza delirante. Ciúme delirante. Injúria. Alucinação.

13h00 – 15h Horário de Almoço

15h00 – 16h00 Aula 4 – As psicoses hoje e seu tratamento –  Ariel Bogochvol
Psicoses ordinárias. Psicoses desencadeadas. O que pode querer dizer ser pai? O inconsciente a céu aberto. A transferência na psicose. Os psicofármacos. A clínica do real.

16h00 – 17h00 Aula de encerramento – Um caso de psicose “O homem que comia dejetos”Teresa Genesini e Ariel Bogochvol
Relato de um caso de psicose em uma apresentação de paciente. Discussão do caso.