Sábados no IPLA: Por que Jacques Lacan?

Sábados no IPLA 2018

Por que Jacques Lacan?

24 de fevereiro de 2018
versão pocket

  

Os Sábados no IPLA 2018 serão abertos com o curso  em 3 aulas “Por que Jacques Lacan?”. Terão destaque pontos escolhidos como representativos da vida e do ensino de Lacan, tais como: ética, real e clínica. Não se deterá em uma biografia, mas em momentos de virada no seu ensino. “Lacan pôs a psicanálise em pé, atenta às diferenças e não às igualdades. Estendeu as fronteiras da clínica, pôde escutar onde os padrões ensurdeciam, casos rebeldes passaram a ser tratados.” (Forbes)

Apesar do incapturável que é Jacques Lacan, vale a proposta deste curso.

Programa

9h – 9h30 Café com bolo IPLA 

9h30 – 10h30  Aula 1  Jacques Lacan e a ética em psicanálise – Elza Macedo
A ética não é a moral. Savoir-y-faire. “Eu sou freudiano.” Exceção. Singularidade. Desejo e urgência. Obstinação. Mais, ainda. Ética da surpresa. Extratos clínicos.

10h30 – 11h30 Aula 2 – Jacques Lacan e o gosto pelo Real – Dorothee Rüdiger
Ficção e fixão. Tempo da sessão. Objeto a. Corpo. Gozo. Ser falante (parlêtre). Encontro com o impossível. Efeito de surpresa frente ao Real. Furo no saber. Desabonado do inconsciente. Verdade mentirosa. O Real na clínica de Lacan.

11h30 – 12h00 Café com bolo IPLA

12h00 – 13h00  Aula 3Jacques Lacan, o clínico – Liége Lise e Teresa Genesini
Apresentação de pacientes. Exemplo da clínica de Lacan. Da clínica do significante para a clínica do Real. As sessões curtas. Da consequência. O impacto da transferência. Sintoma e Sinthoma. Responsabilidade.