Sábados no IPLA: A Segunda Clínica de Jacques Lacan

Sábados no IPLA 2018

A Segunda Clínica de Jacques Lacan
Clínica do Real

29 de setembro de 2018

  

A sociedade muda e a psicanálise, não só acompanha, mas antecipa as modificações. No percurso de Jacques Lacan encontramos duas clínicas. Elas são diferentes na forma de abordar os fenômenos clínicos, de dirigir o tratamento e de formalizá-lo. Estabelecem relações complexas entre si. Nos anos 50, Lacan fundou sua Primeira Clínica, uma clínica estrutural, edípica, regida pelo Simbólico, que respondia aos sintomas de uma sociedade orientada pela verticalidade dos laços sociais, em que a figura do pai dava as balizas. Nela, cabia ao analista interpretar as formações do inconsciente e situar o sujeito em seu desejo. A partir dos anos 70, com o surgimento da globalização, os vínculos sociais se horizontalizam e o mal-estar do homem assume outras formas, o que leva Lacan a estabelecer as bases da Segunda Clínica -  uma clínica pós-edípica, que privilegia o encontro e a experiência do Real. O analista opera de modo a modificar a relação do analisando com seu gozo, levando-o à responsabilidade diante do acaso. A Segunda Clínica exige consequência no laço social e não espera sentido, levando a uma mudança de rumo que abriu um amplo campo de pesquisas e de aplicações.

Neste curso, vamos examinar as principais referências que definem a Segunda Clínica de Jacques Lacan e explorar seu alcance e aplicações. Como dirigir uma clínica psicanalítica nesse novo mundo em que vivemos? Como tratar os novos sintomas?

 

Data: 29 de setembro de 2018
Horário:
9h00 às 13h00
Local
: IPLA, Rua Augusta, 2366 – Casa 2, São Paulo
Telefones: (11) 3061-0947 e (11) 3081-6346
Valor: R$ 200,00. Alunos do IPLA e estudantes até 25 anos têm desconto de 20%.
Vagas limitadas.

Curadoria:  Elza Macedo
Coordenador científico:
 
Jorge Forbes 

 

Programa

9h – 9h30: Café com bolo IPLA 

9h30 – 10h30: A Segunda Clínica de Jacques Lacan: uma Clínica Pós-Edípica Alain Mouzat
Além do Édipo. O Outro não existe. A pluralização dos Nomes-do-Pai. O homem desbussolado. Os novos laços sociais. Novos sintomas. A palavra toca o corpo.

10h30 – 11h30: A Segunda Clínica de Jacques Lacan: Emprestando Consequência – Dorothee Rüdiger
Do Freud explica para o Freud implica. Além da compreensão. O acaso e a surpresa. Corpo que goza. O gozo suplementar, feminino. Responsabilidade. O parlêtre.

11h30 – 12h00: Café com bolo IPLA

12h00 – 13h00: A Segunda Clínica de Jacques Lacan: Uma Clínica do Real – Liége Lise e Teresa Genesini
Do raciocinar ao ressoar. Singularidade. Da ficção à fixão. Desabonado do inconsciente. Clínica do excesso. Ponto de vergonha. O Real sem lei. Caso Clínico.