Cursos

Sábados no IPLA: Corpo e Responsabilidade na Clínica do Real

Sábados no IPLA de Março/2019. Os Sábados no IPLA são mini cursos mensais em 3 aulas.

Curso Online 2019: De Freud a Lacan na Psicanálise Contemporânea

Curso 100% online

Questões da Arte Contemporânea 2019

Questões da Arte Contemporânea 2019

14 de fevereiro - 27 de junho

Panorama em 15 aulas das linguagens e assuntos que pautaram os mais recentes movimentos artísticos.

Sábados no IPLA: Por que Jacques Lacan?

Sábados no IPLA de Fevereiro/2019. Os Sábados no IPLA são mini cursos mensais em 3 aulas.

CURSO INTERMEDIÁRIO: DE FREUD A LACAN – O SINTOMA (2019)

O Sintoma é o tema do Curso de Formação em Psicanálise – Intermediário, no ano de 2019. Expressão humana paradoxal, o sintoma causa sofrimento e satisfação. É uma resposta singular de como a pessoa lida com seu corpo, afeto e sexualidade. A conceitualização de sintoma advém da prática clínica e da ética em psicanálise

CURSO FUNDAMENTAL: DE FREUD A LACAN (2019)

Curso realizado em dois semestres: um dedicado a Freud, outro a Jacques Lacan. Para estruturá-lo, recorremos a divisões significativas nas duas elaborações. Em Freud, privilegiamos a diferenciação entre suas duas tópicas. Em Lacan, a construção de suas duas clínicas: a primeira, do simbólico e a segunda, do Real.

Sábados no IPLA: Os Novos Sintomas e A Clínica Psicanalítica

O mundo mudou. A perda da bússola paterna dá origem ao queJorge Forbes chamou de Homem Desbussolado. Essa mudança no laço social acarreta novos sintomas quesão doenças do “curto-circuito da palavra”.

Sábados no IPLA: A Segunda Clínica de Jacques Lacan

A sociedade muda e a psicanálise, não só acompanha, mas antecipa as modificações. No percurso de Jacques Lacan encontramos duas clínicas. Elas são diferentes na forma de abordar os fenômenos clínicos, de dirigir o tratamento e de formalizá-lo. Estabelecem relações complexas entre si.

Sábados no IPLA: Corpo e Responsabilidade na Clínica do Real

A psicanálise nasceu de uma pesquisa do corpo. Sigmund Freud estudava as lesões neuroanatômicas advindas das alterações psíquicas quando se deparou com o fato de que a anatomia dessas alterações não correspondia à anatomia biológica. Verificou que há dois corpos.

Sábados no IPLA: A Primeira Clínica de Jacques Lacan

Distinguem-se, no percurso de Jacques Lacan, duas clínicas com fundamentos, manejos e orientações diferentes que estabelecem, entre si, relações complexas.

1/7 Next >