Cursos

Sábados no IPLA: Os Novos Sintomas e A Clínica Psicanalítica

O mundo mudou. A perda da bússola paterna dá origem ao queJorge Forbes chamou de Homem Desbussolado. Essa mudança no laço social acarreta novos sintomas quesão doenças do “curto-circuito da palavra”.

Sábados no IPLA: A Segunda Clínica de Jacques Lacan

A sociedade muda e a psicanálise, não só acompanha, mas antecipa as modificações. No percurso de Jacques Lacan encontramos duas clínicas. Elas são diferentes na forma de abordar os fenômenos clínicos, de dirigir o tratamento e de formalizá-lo. Estabelecem relações complexas entre si.

Sábados no IPLA: Corpo e Responsabilidade na Clínica do Real

A psicanálise nasceu de uma pesquisa do corpo. Sigmund Freud estudava as lesões neuroanatômicas advindas das alterações psíquicas quando se deparou com o fato de que a anatomia dessas alterações não correspondia à anatomia biológica. Verificou que há dois corpos.

Sábados no IPLA: A Primeira Clínica de Jacques Lacan

Distinguem-se, no percurso de Jacques Lacan, duas clínicas com fundamentos, manejos e orientações diferentes que estabelecem, entre si, relações complexas.

Sábados no IPLA: Psicanálise e Religião

A atualidade deste tema, dada a expansão maníaca de neorreligiões, nos leva a discuti-lo neste Sábado no IPLA “Psicanálise e Religião”

Sábados no IPLA: O Avesso da Psicanálise - Chaves de Leitura para o Seminário 17 de Jacques Lacan

O Seminário 17 O avesso da Psicanálise é uma virada no ensino de Jacques Lacan. Transição para o que se denomina seu último ensino. O mundo estava em rápida mudança, os laços sociais se modificando e novos sintomas surgindo

Oficina de leitura dos Textos Clássicos

Este ano de 2018 será inteiramente dedicado à leitura integral de um dos textos mais importantes de Lacan

Curso Online 2018 - Curso Fundamental de Psicanálise: De Freud a Lacan
Sábados no IPLA: Por que Jacques Lacan?
Curso Intermediário: de Freud a Lacan - O Sintoma (Edição 2018)

O Sintoma é o tema do Curso de Formação em Psicanálise – Intermediário, no ano de 2018. Expressão humana paradoxal, o sintoma causa sofrimento e satisfação. É uma resposta singular de como a pessoa lida com seu corpo, afeto e sexualidade. A conceitualização de sintoma advém da prática clínica e da ética em psicanálise

1/6 Next >